domingo, 22 de abril de 2012

Breve reflexão sobre leitura e escrita digital



Um dos aspectos considerado como um ganho na leitura e escrita digital é o domínio da linguagem, como atividade discursiva e cognitiva, onde as pessoas se comunicam, e tem acesso à informação, expressão e defendem pontos de vista, partilham ou constroem visões de mundo, adquirindo conhecimentos. Outro aspecto importante refere-se a capacidade de raciocínio, já que a variação de dispositivos fornecidos na internet e a necessidade de usá-los exigem da pessoa um novo aprendizado para lidar com esses recursos.
Como perdas relacionadas ao uso da leitura e escrita digital podemos citar a linguagem utilizada pelas pessoas que ficam conectados constantemente nas redes sociais, são palavras e frases que não seguem, na maioria das vezes, os padrões oficiais da Língua Portuguesa no Brasil. Em muitos gêneros digitais como Orkut, Messenger, Blog e E-mail, é muito comum nos depararmos com produções escritas caracterizadas como “fora dos padrões linguísticos oficialmente aceitos”. Os adolescentes parecem não se preocupar com estes aspectos, pois procuram encurtar ao máximo as suas “falas". Isso prejudica o usuário no sentido de reduzir a capacidade crítica do assunto e empobrecer a escrita oficial.
Outro ponto considerado como uma perda é o famoso “crtl +c” e “crtl + v”, sendo assim o aluno não aprende, perdendo toda a boa intenção da pesquisa.
Cabe a nós educadores explorar a escrita e leitura digital através de trabalhos em grupo, atividades extraclasse, atividades individuais, trabalhos de pesquisa, reestruturação de textos com nossos alunos apesar de que para isso precisamos primeiramente conhecer e utilizar essas ferramentas a nosso favor.
Assim, nós professores podemos minimizar está situação estando e constante formação para ensinar aos nossos alunos uma utilização consciente destas tecnologias com o propósito de construir uma aprendizagem mais rica e necessária para todos nós profissionais.

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